quinta-feira, 24 de junho de 2010

Devolvam-nos o IP5

Muito se tem dito e escrito sobre as SCUT em Portugal. 
Muitos são aqueles que opinam e que se sentem extremamente injustiçados com o regime de SCUT (Sem Custos para o UTilizador) da A25 mas, curiosamente, estes pregadores de uma suposta justiça que vivem em locais onde as alternativas se multiplicam, onde o rendimento per capita é superior à média nacional e para onde se canalizam inúmeros apoios a investimentos sobre a égide de importância nacional, são os principais constetatários. 
A nossa alternativa, meus caros sábios e promotores da igualdade, é a EN16. Estrada esta com capacidade, mais do que evidente, para suportar o fluxo da A25, para fornecer aos cidadãos uma segurança ímpar e, também, para ser o motor de desenvolvimento do interior Beirão.
Temos os padrões de desenvolvimento português sempre iguais, uma litoralização do país onde as assimetrias regionais se acentuam.
Nós somos beirões e queremos viver na nossa terra, queremos oportunidades iguais, queremos trabalhar a terra que nos deixaram, queremos ficar cá. No fundo, queremos aquilo que é nosso por direito.
Quando se transformou o antigo IP5 em A25 foi no pressuposto de não serem colocadas portagens na A25. Portanto, enganaram-nos. E se o actual governo justifica por A + B que existiram erros na elaboração do projecto e execução das SCUT, que há injustiças com este sistema e que este acarreta muitos custos para o país, só vejo uma solução, devolvam-nos o IP5.

Sem comentários:

Enviar um comentário