terça-feira, 15 de março de 2011

Investimento de 85 mil euros para assegurar transporte de alunos

O Município de Oliveira de Frades tem feito um forte investimento na educação. A primeira etapa desta nova política centrou-se na requalificação de todas as escolas do 1.º Ciclo e na aquisição de novos veículos para o transporte das crianças deslocadas. Mas há muito mais a fazer, já que apenas as escolas de Arcozelo das Maias e Pinheiro de Lafões vão ficar em funcionamento. O transporte volta assim a ser o centro das atenções, com Luís Vasconcelos a assegurar segurança também neste aspecto.

A aquisição de um novo autocarro é a mais recente acção do Município de Oliveira de Frades no que à educação diz respeito. A Carta Educativa do concelho prevê o encerramento de todas as escolas do 1.º Ciclo do concelho, excepto nas freguesias de Ribeiradio e de Arcozelo das Maias. Neste sentido estão a ser realizadas diversas diligências para que todo o processo fique devidamente articulado, mostrando uma aposta clara neste sector. Luís Vasconcelos não tem poupado esforços para que a educação seja uma prioridade, de maneira a criar condições de excelência para o ensino. O novo autocarro, que representa um investimento de 85 mil euros, acrescidos de IVA, é uma das ferramentas que vai permitir concretizar este objectivo.



Assegurar

O presidente da Autarquia oliveirense assegurou, por diversas vezes, que só permite o encerramento de escolas quando o local de recepção tiver iguais ou melhores condições do que a escola de origem. Ainda na base dos requisitos, Luís Vasconcelos sublinha a importância de transportar as crianças em segurança. A idade dos alunos, a distância de casa/escola e as necessidades das crianças serão aspectos que serão tidos em conta na hora de definir trajectos e restantes opções. Mas no que toca à segurança, o autarca já disse que a questão é indiscutível e para isso a Câmara fará os esforços necessários para cumprir todos os requisitos inerentes aos transportes dos mais novos.



Tempo

Outra das questões que está subjacente ao transporte dos mais novos para o futuro Centro Escolar, localizado na actual Escola Básica Integrada, está o tempo do percurso. Luís Vasconcelos reafirmou, na última reunião da Assembleia Municipal, a necessidade de definir percursos de modo a assegurar o mínimo tempo possível de viagem. “Queremos que as crianças, vindas por exemplo de Arca, demorem cerca de meia hora a chegar à escola. Temos de ter em conta que as crianças a transportar têm idades entre os seis e os dez anos”.


in noticiasdevouzela.com


No meio de tanta má notícia a nível nacional, era bom que pelo menos todos os municípios fizessem o seu trabalho em prol da educação e do futuro do nosso país e dos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário